segunda-feira, maio 23, 2005

A Análise do Homem

OK, como sempre quando eu encontro algum autor que me interessa eu leio tudo que puder comprar do cara. Dessa vez foi A Análise do Homem de Erich Fromm (autor do já comentado A Arte de Amar). Bom, AAdH faz parte de uma espécie de trilogia (como isso tá em moda, não?) do psicanalista alemão escrita ao final da segunda guerra na tentativa de analisar a estrutura da sociedade moderna (ou seria um início de pós-modernismo? preciso refletir sobre isso). A obra é o segundo livro da trilogia começada em O Medo da Liberdade e terminada em A Psicanálise da Sociedade Moderna, os quais eu já adquiri mas ainda não li. O ponto que mais me chamou a atenção é o tratamento da Ética que ele dá nesse livro. Fala da ética racional vs irracional, humanista vs autoritária e levanta questões da análise dos tipos de fé, moral, caráter, e julgamento. Para a discussão levanta teóricos clássicos da ética como o próprio Aristóteles além de Platão, Spinoza, Spencer e os inusitados Calvino e Hobbes... quer dizer, Lutero. O foco pricipal, a meu ver, é são as premissas de que o homem é inerentemente bom ou mal e como isso influencia o andar da carruagem moral e ética humana. O livro é realmente interessante e para um otimista inrrustido como eu bem alegrante. Leia.