segunda-feira, novembro 21, 2005

Conteme o seu sonho

Eu fiz uma coisa que deveria ter feito uns quatro anos atrás: ler "A Interpretação dos Sonhos." Não me entenda mal; eu não sou exatamente o maior fã do Freud mas esse livro é literatura obrigatória (junto com o resto da obra do cara) pra qualquer maluco que se ache capacitado para a Psicologia. Ele começa com um resumão do que já foi dito sobre os sonhos e passa a desenvolver seu argumento usando seu próprios sonhos e de pacientes como base. Neat, mas complexo às vezes. Os pontos principais do cara são que (1) todos os sonhos são realizações de desejos e (2) só podem ser interpretados com a ajuda do sonhador, já que ele é que fornecerá as conexões e associações para o trabalho. Uma curiosidade sobre a edição que eu consegui é que saíu praticamente de graça: É uma edição pocket em inglês da última atualização que o Freud fez do trabalho e achei num sebo. Troquei por uma edição de "As Duas Torres" que já havia lido e não mais me serviria. Eu já disse, conversando a gente se entende.