sexta-feira, abril 08, 2005

Whatever happened to the teenage dream?

Um chapa me disse ontem que você fica sabe que está velho quando pára de sonhar e depois me perguntou se eu ainda sonho. Taí uma coisa com que eu não penso com muita frequência. Enquanto escrevo a entrada de hoje reflito um pouco sobre a pergunta e percebo como meus sonhos mudaram desde minha adolescência. Lembro que antes de entrar na ETE Júlio de Mesquita para seguir o excitante curso de Eletrônica sonhava em trabalhar com alta tecnologia, especialmente a aeronáutica. Qual não foi minha frustração ao perceber o quanto eu era ruim com eletrônica. Nunca consegui fazer aquela maldita fonte de alimentação funcionar como devia e mal entendia os desenhos do professor na lousa - eu era muito bom em eletrônica digital entretanto. Anyway, no meio do colegial comecei a jogar RPG com uns amigos e aquilo começou a ocupar uma boa parcela do meu tempo e foco sendo que eu entrei para o curso de Psicologia, nos meus inocentes e patéticos 18 aninhos, pensando em estudar como a fantasia dos jogos realmente se processava na psiquê humana. NERD. Anos passaram e eu conheci a Olga, minha professora de Psicologia da Aprendizagem que me deixou fascinado pela educação e fazendo de mim um grande defensor da educação libertadora e tudo mais. Acho que se não fosse por ela eu não seria professor hoje. Sonhava em ser um grande psicólogo e escrever livros e tal. Por problemas financeiros não consegui terminar o curso de Psicologia e tive que me contentar em assistir meus amigos de turma, alguns muito queridos mesmo, se formarem enquanto um amigo aparava meu choro emocionado. Quase dois anos se passaram desde então e nesse momento em que tento acabar com as dívidas que ainda faltam percebo que mesmo depois de tantas frustrações - profissionais, educacionais e amorosas - continuo sonhando. Mas há uma diferença básica dos sonhos que tinha quando era um frango de colegial: as coisas me parecem muito mais claras e meus planos estão mais realistas - pelo menos sob meus olhos. Anos atrás eu queria tudo de uma vez como todo moleque que está no colegia mas com a cabeça de uma criança ainda e isso me gerou grandes problemas. Pro outro lado me deixou mais caleijado para o que virá e me fez perceber que o tempo não urge tanto quanto as pessoas tentam te fazer acreditar. Ainda realizarei meus sonhos, talvez não os que tenho agora ou os que tive anos atrás mas sei que ficarei velho e mesmo não mais sonhando, como disse meu amigo M, sobre o futuro, meu passado me confortará. A história há de me absolver de meus erros e meus enganos e morrerei feliz sabendo que os sonhos são efemérides apenas, que nos fazem viver um dia a mais, uns dias mais longos que outros mas sempre dias a mais.

4 Pitaco:

Anonymous Anônimo disse...

"Se vc pode sonhar, vc pode fazer" (Walt Disney);

"A diferença entre um homem e um garoto é o preço de seus brinquedos" (provérbio inglês);

P.S.: Apesar da vida ser foda, ainda tenho a esperança de realizar boa parte de meus sonhos, alguns deles já realizei.
Um destes sonhos era ter amigos legais e que tivessem um grande coração, e vc Bittner é um deles.

abril 11, 2005 12:11 PM  
Blogger Edgar Bittner disse...

Now that was gay!

abril 11, 2005 3:06 PM  
Blogger Pizzaboy disse...

Nossa esse texto foi realmente BOM cara! Adorei...
Acho que estou descobrindo 'na marra' que o tempo não passa tão rápido quanto eu acho que ele passa... foi interessante ler isso exatamente hoje(que na realidade ainda eh ontem porque meus dias só terminam depois q eu durmo...)

Talvez isso não pareça tão animador quanto deveria...
Mas ainda bem que você está dando aulas! É sempre bom ter um ótimo professor!

Acho q o sono está afetando a trasnferencia de informações... to escrevendo um monte de coisa desconexa(será q essa palavra existe?)
hahaha
Parei.
Fui...

abril 13, 2005 3:08 AM  
Blogger Pizzaboy disse...

Ahh... acho que existem muitas pessoas que nunca deixam de sonhar... espero que façamos parte delas! ;)

abril 13, 2005 3:09 AM  

Postar um comentário

<< Home