quinta-feira, abril 07, 2005

Habemos Papa

Pois é, finalmente o Papa se foi. Lembro de ter dito para alguém que certamente não passaria desse ano e parece que estava certo. Mas uma coisa chama a atenção: a morte ou notícias relacionadas ao Papa ocupam mais lugar na mídia que o fatídico 11/9. Ouvi isso na CBN hoje de manhã e resolvi verificar; mandei buscar por John Paul II no google e saí com 24.700.000 em 0,17 segundos, logo depois tentei 9/11 e saí com 24.500.000 em 0,21 segundos nos dando uma boa idéia da força do falecido Papa na mídia. Os que me conhecem sabem que não sou cristão mas respeito e me interesso por religiões em geral, especialmente vertentes cristãs. Delas todas nenhuma me espanta mais que a força do catolicismo romano que mesmo com uma série de posições retrógradas mantém-se como a maior do planeta, levando até os maiores líderes de outras religiões a prestar seus respeitos ao líder máximo e sucessor de São Pedro na Terra, inclusive inimigos ferrenhos como os presidentes dos E.U.A. e do Iran. Se Deus existe ou não eu não sei, mas que a fé definitivamente move o mundo não tenho dúvida.